Marketing digital versus marketing tradicional

Marketing digital – a evolução do marketing a partir das tecnologias da internet.

O marketing foi criado com o objectivo do desenvolvimento das vendas.  O marketing digital faz melhor. Descobre as necessidades do clientes de modo não invasivo. O marketing tradicional simplesmente cria a oferta de produtos desenvolvendo novas necessidades.marketing digital online

O marketing tradicional assenta em quatro variáveis a controlar, também conhecidas como modelo dos 4 P’s ou marketing mix:

  • Produto (product) – o que o cliente quer do produto, quais os atributos que o produto precisa ter, como o produto vai ser usado, que aparência deve ter, que nome ou marca terá…
  • Preço (price) – qual o valor oferecido pelo produto, se já existem referência de preço na área do produto, saber se o cliente é sensível ao preço, de que maneira o preço vai ser comparado com outros…
  • Comunicação (promotion) – onde vamos anunciar o produto, que meios para divulgar o produto vamos utilizar , qual o melhor momento para o comunicar, qual o padrão de mercado para esse produto, qual o público-alvo a atingir…
  • Distribuição (place) – saber onde o cliente procura pelo produto, como vamos usar os canais de distribuição, que tipo de esforço de venda temos de fazer, onde estão situados os nossos concorrentes…

O marketing mix representa a política da empresa, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.

Diferenças

O marketing digital tem uma diferença muito importante nos factores comunicação e distribuição. Poderemos comparar à diferença entre a venda directa e a compra self-service. Na venda directa, o vendedor empurra o produto usando argumentos para ajustar a sua oferta à necessidade do cliente. O vendedor leva o cliente a uma decisão de compra influenciada e por vezes pressionada. Na compra self-service, o cliente compra o que realmente o que deseja sem pressão. Mesmo assim ainda é influenciado pelas técnicas de merchandising.

No marketing digital a comunicação é efectuada por meios digitais através de conteúdos. Esse conteúdos devem prestar informação relevante aos clientes para tomar uma decisão mais racional. Digamos que no marketing digital a empresa evita erros de alvejamento do público-alvo. É o cliente que visita a empresa através da internet para procurar informação relevante na procura dos produtos certos. Isto significa que os conteúdos que a empresa disponibiliza chega ao publico-alvo certo que na realidade tem uma necessidade latente.

Através de técnicas de marketing digital a empresa tem de usar estratégias de marketing para desencadear a geração de leads para o futuro desenvolvimento das vendas.

O marketing digital nas empresas

O marketing digital já faz parte da vida natural das empresas. Actualmente, a presença online das empresas (ver vídeo)na internet é muito importante para abordar e criar visibilidade no mercado. As empresas que cuidam da sua presença na internet são aquelas que estão a ganhar a liderança do mercado. Até as empresas da distribuição moderna já estão cada uma a criar a sua loja online. Elas querem combater a concorrência online gerada por múltiplas pequenas empresas. Hoje é muito fácil criar uma empresa online.

Mas no marketing digital, tal como no marketing tradicional, também precisamos de planeamento. Devemos começar por criar um plano de marketing digital.

Aumente o seu número de clientes e aumente as suas vendas usando o marketing digital na geração de leads a partir de conteúdos irresistíveis.

Saiba como criar um plano de marketing digital.
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