Análise SWOT

A análise SWOT compreende a análise interna da empresa e a análise externa do mercado. A análise SWOT é usada como base para gestão e planeamento estratégico numa empresa. Inclui-se no plano de marketing digital.

Análise interna

Na análise interna vamos analisar as relações existentes entre os pontos fortes e os pontos fracos da empresa. Tem como objectivo evidenciar as deficiências e qualidades da empresa, ou seja as suas forças ou fraquezas.

Deve-se diagnosticar o desempenho do sistema de distribuição, desenvolvimento de novos produtos, marca, força de vendas, promoção e publicidade, políticas de preços e organização do sector de marketing.

Elementos a considerar:

  • Histórico de objectivos;
  • Relatórios de sucessos alcançados;
  • O que resultou e o que fracassou;
  • Estatísticas da utilização da internet;
  • Orçamento da empresa.

Análise externa

A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças.

Aqui vamos analisar o mercado, os concorrentes, os fornecedores, as tecnologias existentes, as politicas governamentais, o comportamento dos clientes e potenciais clientes de modo a permitir avaliar a realidade envolvente.

Elementos a considerar:

  • Análise política, económica, social e tecnológica (PEST);
  • Análise da procura e tendências do mercado com base nas pesquisas efectuadas nos motores de busca;
  • Análise da oferta disponível a partir do que os nossos concorrentes estão a oferecer no mercado;
  • Análise da concorrência – benchmarking ou processo de busca das melhores práticas no sector em que a empresa se insere e que conduzem a resultados superiores;
  • Análise de parceiros – identificação de líderes de opinião que possam ser influenciadores positivos para ajudar a potencializar o plano de marketing digital, através de parcerias inteligentes numa perspectiva win-win.

Diagnóstico estratégico

O temo da análise SWOT tem origem no inglês e significa Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

A análise SWOT é uma das formas mais usadas de fazer o diagnóstico da empresa e do mercado envolvente:

  • Pontos fortes (strenghts) – destaca as vantagens internas da empresa em relação aos seus concorrentes.
  • Pontos fracos (weaknesses) – enuncia as desvantagens da empresa em relação a empresas concorrentes.
  • Oportunidades (opportunities) – enumera os aspectos positivos do mercado ou do ambiente externo, com potencial de criar uma vantagem competitiva para a empresa.
  • Ameaças (threats) – avalia os aspectos negativos do ambiente externo que podem prejudicar a vantagem competitiva da empresa.

análise swot

Matriz BCG

É uma análise gráfica com o objectivo de figurar a análise do portefólio de produtos ou unidades de negócio de uma empresa. Esta abordagem é baseada no ciclo de vida do produto. É utilizada para a gestão de marcas e gestão de produtos, planeamento estratégico e análise de portefólio.

Existem outras alternativas que podem ser usadas para efectuar a análise interna da empresa e a análise externa do mercado.

Veja como definir objectivos e metas.

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