Estratégias de marketing

Devemos definir estratégias de marketing para o momento em curso e ter uma visão de futuro a três e a cinco anos. As estratégias de marketing de curto prazo devem estar de acordo com as de longo prazo.

Segmentação

Devemos definir o nosso público-alvo. Podemos fazê-lo criando uma “persona” que represente o nosso cliente ideal. A utilização de dados existentes sobre vendas efectuadas no passado pode facilitar a nossa análise.

Precisamos de segmentar o nosso alvejamento de acordo com o perfil dos nossos clientes e potenciais clientes a quem queremos vender para se ajustar às nossas estratégias de comunicação e de abordagem ao mercado.

Critérios de segmentação

Podemos efectuar a segmentação usando vários critérios:

  • Demográficos (idade, sexo…)
  • Geográficos (país, cidade…)
  • Sociais (ocupação, educação, agregado familiar…)
  • Económicos (rendimentos, habitação…)
  • Estilo de vida (desportos, viagens, actividades de lazer…)
  • Comportamento (como selecciona produtos, como compra…)

De acordo com os segmentos criados, devemos enviar mensagens diferentes para cada um deles e criar conteúdos e tácticas diferenciadas.

Posicionamento

A empresa deve definir como posiciona os seus produtos e serviços de modo a criar uma representação mental sobre a empresa.

Criamos uma proposta de valor que crie:

  • Identificação da empresa como a melhor para fornecer ou servir melhor que qualquer outra com base numa oportunidade existente no mercado.
  • Diferenciação que torne a oferta da empresa única em relação a outras ofertas existentes no mercado, a partir das suas características únicas.

Marketing Mix

Definido como os 4 P’s:

  • Produto (product)
  • Preço (price)
  • Comunicação (promotion)
  • Distribuição (place)

Devemos definir para cada um dos P’s como vão ser as nossas estratégias de marketing online.

Talvez tenhamos de ajustar algo em relação às estratégias de marketing físicas, quando pensamos em promover e comercializar produtos e serviços pelo canal online.

Em termos de comunicação devemos definir a nossa estratégia de presença online:

  • Que conteúdos vamos disponibilizar;
  • Que interacção vamos criar com os novos visitantes, com os visitantes que retornaram e com os clientes habituais;
  • Que incentivos vamos criar para a obtenção de conversões (converter o visitante em cliente);
  • Que estratégias de retenção usaremos para incentivar o cliente a voltar à nossa loja;
  • Que alternativas de prestação de informação adicional vamos disponibilizar;
  • Como vamos proceder para conseguir a integração com as redes sociais e a social media.

 

Saiba como criar um orçamento de marketing.

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