Orçamento de Marketing

Muitas empresas desprezam a importância de investir num orçamento de marketing.

O orçamento de marketing inclui a criação e manutenção da infraestrutura de marketing, composta por site, blogue, loja online, páginas de destino, criação de páginas de destino, software de automatização de marketing, CRM, Help Desk, etc. implica investimentos em licenciamento de software, aluguer de alojamento, serviços de instalação, configuração, manutenção e controlo.

É evidente que uma empresa pode e deve criar esta infraestrutura gradualmente. Poderá começar inicialmente pela criação de um site para garantir a sua presença online. Posteriormente, já com alguns lucros derivados da sua maior exposição ao mercado, poderá melhorar gradualmente a sua infraestrutura.

Calcular o valor do orçamento

Que valor podemos disponibilizar para investir no nosso orçamento de marketing?

Normalmente as empresas dedicam entre 1% e 5% do valor das suas vendas para investir em marketing. Existem soluções em que com um investimento de 1% do valor das vendas já se consegue começar a criar a infraestrutura de marketing digital da empresa.

Dentro do nosso plano de marketing digital devemos criar um plano de acção num quadro com as seguintes colunas:

  • Data de início da acção;
  • Descrição da acção;
  • Objectivo da acção;
  • Responsável pela acção;
  • Data de verificação do sucesso da acção;
  • Orçamento atribuído à acção.

A soma da coluna de orçamento determinará o total do orçamento de marketing digital.

O orçamento tem de ser sujeito à aprovação da direcção da empresa, pelo que é necessário que todas as acções sejam devidamente explicadas evidenciando o retorno esperado de cada acção.

O orçamento de marketing exige um controle constante da evolução das estratégias e acções definidas Nem todos os planos de marketing correm exactamente como o previsto pelo que devemos sempre considerar três cenários possíveis: optimista, provável e pessimista.

 

Como fazer a avaliação e controlo do plano de marketing digital.

orçamento de marketing
Pedir mais informações