Sumário Executivo

O sumário executivo é um resumo de todo o plano de marketing digital. Não deve exceder mais de duas folhas pois é um documento para ser lido rapidamente por órgãos de gestão e decisão da empresa.

O sumário executivo é a principal secção do plano de marketing digital. Deve ser uma síntese
do irá ser apresentado de seguida, preparando o leitor e atraindo-o para uma leitura com atenção e interesse.

Conteúdo

O sumário executivo deve conter uma introdução breve do que se pretende com o plano de marketing digital. Este deve ser orientado para os resultados e focado no cliente. Deve ficar claro se a empresa tem recursos próprios suficientes para o implementar ou se preciso de recorrer a subcontratação externa para algumas das tarefas a realizar, tal como a criação da infraestrutura composta pelo site institucional, a loja online e outros.

Definições a considerar

Defina as actividades da empresa em que a internet vai ter uma função relevante e como as vai articular com as actividades executadas de forma tradicional. Destaque como se vão complementar ou substituir. Está a criar a sua estratégia de Blended Marketing.

Inclua a visão estratégica do negócio e indique o contexto em que a internet pode ter produzido o novo paradigma e de que maneira vai beneficiar a empresa.

Demonstre flexibilidade para ter de ajustar variáveis em função de imprevistos, tais como, novas tecnologias, alterações de mercado e modificação no contexto externo.

Blended Marketing

O Blended Marketing é a integração do marketing tradicional com o marketing digital.

Pode usar três estratégias de presença:

  • Totalmente online
  • Online e offline
  • Apenas offline

Considerando as actividades de comunicação, venda e distribuição defina em qual, cada uma delas, vai encaixar numa das três anteriores estratégias. A estratégia mais comum é a online e offline.

 

Saiba como fazer a análise SWOT.

saiba como fazer um sumário executivo
Pedir mais informações