Análise SWOT
A análise SWOT compreende a análise interna da empresa e a análise externa do mercado. A análise SWOT é usada como base para gestão e planeamento estratégico numa empresa. Inclui-se no plano de marketing digital.
Análise interna
Na análise interna vamos analisar as relações existentes entre os pontos fortes e os pontos fracos da empresa. Tem como objectivo evidenciar as deficiências e qualidades da empresa, ou seja as suas forças ou fraquezas.
Deve-se diagnosticar o desempenho do sistema de distribuição, desenvolvimento de novos produtos, marca, força de vendas, promoção e publicidade, políticas de preços e organização do sector de marketing.
Elementos a considerar:
- Histórico de objectivos;
- Relatórios de sucessos alcançados;
- O que resultou e o que fracassou;
- Estatísticas da utilização da internet;
- Orçamento da empresa.
Análise externa
A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças.
Aqui vamos analisar o mercado, os concorrentes, os fornecedores, as tecnologias existentes, as politicas governamentais, o comportamento dos clientes e potenciais clientes de modo a permitir avaliar a realidade envolvente.
Elementos a considerar:
- Análise política, económica, social e tecnológica (PEST);
- Análise da procura e tendências do mercado com base nas pesquisas efectuadas nos motores de busca;
- Análise da oferta disponível a partir do que os nossos concorrentes estão a oferecer no mercado;
- Análise da concorrência – benchmarking ou processo de busca das melhores práticas no sector em que a empresa se insere e que conduzem a resultados superiores;
- Análise de parceiros – identificação de líderes de opinião que possam ser influenciadores positivos para ajudar a potencializar o plano de marketing digital, através de parcerias inteligentes numa perspectiva win-win.
Diagnóstico estratégico
O temo da análise SWOT tem origem no inglês e significa Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
A análise SWOT é uma das formas mais usadas de fazer o diagnóstico da empresa e do mercado envolvente:
- Pontos fortes (strenghts) – destaca as vantagens internas da empresa em relação aos seus concorrentes.
- Pontos fracos (weaknesses) – enuncia as desvantagens da empresa em relação a empresas concorrentes.
- Oportunidades (opportunities) – enumera os aspectos positivos do mercado ou do ambiente externo, com potencial de criar uma vantagem competitiva para a empresa.
- Ameaças (threats) – avalia os aspectos negativos do ambiente externo que podem prejudicar a vantagem competitiva da empresa.
Matriz BCG
É uma análise gráfica com o objectivo de figurar a análise do portefólio de produtos ou unidades de negócio de uma empresa. Esta abordagem é baseada no ciclo de vida do produto. É utilizada para a gestão de marcas e gestão de produtos, planeamento estratégico e análise de portefólio.
Existem outras alternativas que podem ser usadas para efectuar a análise interna da empresa e a análise externa do mercado.
Veja como definir objectivos e metas.
