Objectivos e Metas
Devemos definir os vários tipos de objectivos e metas que a empresa pretende alcançar.
Objectivos são a descrição daquilo que pretendemos alcançar. Metas são a definição em termos quantitativos do objectivo e com um prazo determinado para o conseguir.
Os objectivos e metas devem estar de acordo com a realidade e com a estratégia actual da empresa.
Os objectivos e metas devem incluir estratégias definidas de curto, médio e longo prazo. Devemos saber o que queremos para o momento em curso e ter uma visão de futuro a três e a cinco anos.
Todos os objectivos têm de ser específicos e quantificáveis. Estabelecer que queremos aumentar o número de visitantes no nosso site, loja online ou loja física é um objectivo incompleto. Devemos indicar também a percentagem de crescimento que desejamos obter em relação à situação actual.
Um objectivo deve ser:
- Específico – deve ser indicado de forma clara;
- Mensurável – deve quantificar o que queremos atingir;
- Alcançável – deve ser realista de modo a poder ser atingido;
- Realístico – deve ser realista em função dos recursos existentes;
- Calendarizado – deve ser realista de modo a poder ser atingido.
Exemplo de objectivos e metas
- Aumentar o número de conversões na loja online de modo a que seja superior em 10% até ao fim do ano em relação ao ano anterior, aliado ao objectivo estratégico de aumentar as vendas;
- Aumentar a percepção da marca, nos próximos 12 meses betonando um crescimento de 5% em relação às métricas do ando anterior e evidenciando que a empresa é uma autoridade no ramo de actividade;
- Aumentar o posicionamento médio de determinada palavra-chave pesquisa passando da posição actual para a terceira posição do SERP nos próximos seis meses;
- Diminuir o tempo médio de resposta no atendimento online aos clientes para 5 segundos nos próximos seis meses;
- Aumentar o índice de retenção de clientes em 10% até ao final do ano corrente
Saiba como definir estratégias de marketing
